Vamos conhecer um pouco de Barra Bonita:

Eclusa de Barra Bonita

Horário de funcionamento das 9 às 17 horas.
A Eclusa de Barra Bonita foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, possuindo 142m de comprimento, 12m de largura e 25m de desnível máximo. O tempo de eclusagem tanto para subir, como para descer é de 12 minutos. A Eclusa é a atração turística mais divulgada e conhecida da cidade, além de ter um importante valor econômico por viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná.

 


Igreja Matriz de São José

Com uma decoração arrojada, destaca-se na paisagem devido às suas cores fortes. Depois da restauração e recuperação, a Igreja Matriz se tornou um dos principais pontos de visitação de turistas.
 
Ponte Campo Salles

A ponte, encomendada pelo então Presidente da República, Dr. Campos Salles, foi inteiramente construída na Alemanha e montada aqui no Brasil. Na época de sua inauguração (5 de março de 1915), serviu como principal meio de acesso às regiões que realizavam operações comerciais com Barra Bonita. Na época, apenas carros-de-boi atravessavam sua estrutura. Hoje, é parte do patrimônio da cidade, mas sua largura é insuficiente para que passem dois carros simultaneamente.

Praça do Teleférico

(Praça Turística Waldemar Lopes Ferraz)

Composta por lago com pedalinhos, pista de Kart, mini cidade da criança, teleférico e praça de alimentação.

Passeios de barco pelo Rio Tietê

O passeio à eclusa é a atração mais procurada.
Foi a primeira do gênero a entrar em funcionamento na América do Sul.

Os passeios são realizados pelo Rio Tietê, com direito a passagem pela eclusa com opção do almoço (duração de 3 horas) ou sem almoço (um hora e meia).

 

Praça do Artesanato

Aberta diariamente, das 8 às 17 horas. O local abriga diversas barracas de artesanato, souvenires e artigos importados, sendo um dos locais mais visitados pelos turistas. Está localizada em frente aos guichês de venda das passagens para o passeio na eclusa e em frente ao porto de embarque.
 
Shopping de Barra Bonita

Reúne 32 lojas de roupas, calçados, brinquedos, som, importados, entre outras. Possui ainda uma praça de alimentação composta por uma Sorveteria, uma Choperia e Lanchonete, além das diversões eletrônicas.

 

 

Marina da Barra

Infra-estrutura necessária para guardar embarcações de pequeno e médio porte e onde é possível alugar botes e lanchas para passeios. Sua capacidade máxima é de 80 embarcações, tendo sua infra-estrutura composta de oficina, fornecimento de água e energia elétrica às embarcações à seco e coberta com área para entracação de embarcações.
 

Centro de Recreação e Lazer da Juventude

Localiza-se na orla de Barra Bonita
É composto de quadras poliesportivas, brinquedos e pista de skate.

 
Memorial do Tietê

Fundado em 8 de junho de 2000, é administrado pela Organização Não Governamental (ONG) Mãe Natureza - Movimento de Amparo Ecológico. No local há exposição de fotos, livros, artesanato, maquetes, peças de embarcações e outros itens que contam um pouco da história do Rio Tietê e das populações ribeirinhas. Há também cinco potes contendo a água do Rio Tietê em diferentes localidades por onde passa: Salesópolis, Mogi das Cruzes, São Paulo, Porto Feliz, Barra Bonita e Itapurá. Nestes potes, a diferença da qualidade da água e o nível de poluição são facilmente perceptíveis. Entrada franca.
 
Museu de Barra Bonita

O Museu fica aberto durante a semana das 9 às 11 e das 13 às 17 horas. Aos finais de semana e feriados abre 9 e fecha 17 horas.
O museu possui oito salas e expõe peças, fotos, objetos pessoais e industriais, além de documentos relacionados à história e evolução de Barra Bonita. Ocupa um prédio que foi a antiga estação ferroviária. Entrada franca.